Os agricultores devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, localizada na Rua Moacir Luz, no Centro Administrativo, bairro Canto da Várzea
Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, dará início ao processo de aração das terras para que os agricultores possam começar o plantio da safra de 2025 na zona rural do município.
De acordo com a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Fátima Sá, a aração terá início na próxima segunda-feira (20).
“Não temos mais tratores próprios, mas o prefeito, Dr. Pablo Santos, determinou a locação de seis tratores para atender às localidades. A partir de segunda-feira, esses equipamentos serão direcionados para as regiões que precisam desse serviço”, explicou a secretária.
Fátima Sá destacou que o trabalho de aração de terras seguirá um cronograma previamente estabelecido.
“Por exemplo, vamos destinar um trator para a Gameleira dos Rodrigues, que atenderá toda aquela região, incluindo localidades como Bocolô e Chapada do Mucambo. O trator ficará na área até que todas as arações sejam concluídas”, detalhou, acrescentando que o cronograma está em fase final de elaboração.
Cadastro para a aração de terras
O serviço de aração será realizado mediante cadastro dos produtores interessados. Os agricultores devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, localizada na Rua Moacir Luz, no Centro Administrativo, bairro Canto da Várzea. O horário de atendimento é das 08h00 às 14h00.
Distribuição de sementes
Outra novidade deste ano é a ampliação na distribuição de sementes aos agricultores.
Segundo Fátima Sá, a Secretaria de Agricultura já recebeu uma tonelada e meia de sementes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Piauí (SAF), mas a quantidade será ampliada.
“O nosso prefeito entrou em contato com o governador Rafael Fonteles, que se prontificou a enviar mais sementes. Além disso, uma empresa privada também se comprometeu a fornecer uma quantidade adicional. Estamos confiantes de que, neste ano, as sementes chegarão a todos os trabalhadores rurais do município”, afirmou.
Suporte técnico
Além da aração e distribuição de sementes, a secretária informou que os quatro engenheiros agrônomos da Secretaria de Agricultura estarão à disposição dos agricultores para oferecer suporte técnico.
“Caso surjam problemas na lavoura, como pragas ou outras dificuldades, os agricultores podem procurar a Secretaria. Nossos técnicos irão até o local para prestar o apoio necessário e garantir uma colheita mais produtiva”, concluiu a secretária Fátima Sá.