Cidadãos que não possuem certidões de nascimento ou casamento atualizadas já podem emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma totalmente gratuita. A informação foi confirmada pelo coordenador regional do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco de Picos, Clebson Almondes.
De acordo com o gestor, a não obrigatoriedade da atualização facilita o processo de emissão e ajuda na diminuição de custos para a população. “O cidadão que tenha a certidão de casamento ou de nascimento [...] com matrícula e selo de reconhecimento já poderá fazer a emissão sem precisar atualizar a certidão. Houve um entendimento do secretário de Segurança, Chico Lucas, para que facilitasse a vida do cidadão e diminuísse os custos para a emissão. [...] Para o cidadão, [este] é um benefício social muito grande porque para conseguir atualizar uma certidão existem custos”.
Dessa forma, além de poder emitir a CIN de forma gratuita a população não precisará arcar com os custos de atualização das certidões.
Clebson Almondes ainda destacou que, para quem possui as certidões atualizadas, não há prazo final para a emissão do documento ereforçou o convite para que as pessoas emitam a nova CIN.
“Não existe prazo de validade de certidão para a emissão da identidade. [...] A gente convida a população para que, quem ainda não tem a carteira de identidade nacional, venha até o Instituto da Cidadania Digital, no Espaço da Cidadania do Piauí Shopping [em Picos], para fazer a sua emissão. [Para] quem mora em outros municípios aqui na nossa região, a maioria dessas cidades já estão com postos de emissão [...] de forma digital e gratuita”.