O Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA) foi destaque em painel do primeiro dia do 4º Congresso das Cidades, que teve início nessa segunda-feira (18) e segue até quarta (20), no Teresina Shopping. A iniciativa, do Governo do Piauí, foi apresentada pelo secretário do Planejamento, Washington Bonfim, durante a palestra “Tecnologia, Inteligência Artificial e Participação Social no Setor Público: Inovações que Transformam Governos”.
Washington Bonfim participou do painel ao lado do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, e do secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), André Macedo. O trio destacou como as ferramentas digitais estão revolucionando a gestão pública, tornando-a mais eficiente, transparente e centrada no cidadão.
“O Orçamento Participativo Digital utiliza a tecnologia para aproximar a população e garantir sua participação na destinação de parte do orçamento estadual, voltada ao interesse coletivo nos municípios participantes. E a iniciativa tem atingido o seu objetivo de ampliar a participação social através de ferramentas digitais”, afirmou Bonfim.
Com o tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, o Congresso reúne gestores públicos, especialistas, empreendedores e representantes da sociedade civil para debater soluções inovadoras para os desafios da gestão urbana. A programação inclui palestras, oficinas, painéis, feira de negócios com 40 estandes e diversas oportunidades de networking e formação de parcerias.
Durante o evento, os participantes reforçaram o papel estratégico da tecnologia para modernizar os serviços públicos, promover a inclusão social e construir cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis