EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Águas do Piauí destaca ações para garantir abastecimento durante o B-R-O Bró
Por Dulina Fernandes
Publicado em 19/08/2025 16:50
Piaui

 

  • WhatsApp_Image_2025-08-19_at_15_36_59.jpegIzabella Lima/Cidadeverde.com e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2025-08-19_at_15_37_00_(1).jpegIzabella Lima/Cidadeverde.com e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2025-08-19_at_15_37_00.jpegIzabella Lima/Cidadeverde.com e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • AguasdoPI-Sead_congressodascidades_19_08_2025_(6).jpegIzabella Lima/Cidadeverde.com e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • AguasdoPI-Sead_congressodascidades_19_08_2025_(5).jpegIzabella Lima/Cidadeverde.com e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • AguasdoPI-Sead_congressodascidades_19_08_2025_(4).jpegIzabella Lima/Cidadeverde.com e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • AguasdoPI-Sead_congressodascidades_19_08_2025_(2).jpegIzabella Lima/Cidadeverde.com e Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • AguasdoPI-Sead_congressodascidades_19_08_2025_(1).jpegIzabella Lima/Cidadeverde.com e Renato Andrade/Cidadeverde.com

A Microrregião de Água e Esgoto do Estado do Piauí (MRAE), em parceria com a concessionária Águas do Piauí e a AGRESPI, realizou nesta terça-feira (19), a Oficina de Capacitação MultiMRAE. A atividade fez parte do segundo dia da programação do 4º Congresso das Cidades do Piauí, que reúne prefeitos, gestores públicos e empresários para debates sobre cidades inteligentes e sustentáveis.

O encontro teve como foco apresentar avanços concretos da concessão de água e esgotamento sanitário no estado, além de formar multiplicadores sobre o contrato, garantindo alinhamento institucional e conformidade regulatória.

Segundo o secretário da Sead, Samuel Nascimento, a MRAE representa os 224 municípios do estado, além do governo, no contrato de concessão.

“Nosso esforço é assegurar que nenhum município fique de fora do processo de transição. Queremos que toda a população tenha água de qualidade. A governança é feita por um colegiado municipal e um comitê técnico, apoiado pela AGRESPI, que fiscaliza e acompanha a execução do contrato pela concessionária”, afirmou.

A diretora-geral da AGRESPI, Thaís Araripe, reforçou que a agência acompanha de perto todo o processo de transição.

“Monitoramos os sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário em todos os municípios da concessão, avaliando patrimônios, aspectos ambientais e tecnológicos, para garantir que a prestação de serviços corresponda à realidade do cidadão”, explicou.

Para a Águas do Piauí, a oficina foi uma oportunidade de aproximar a operação da população e dos municípios. O gerente executivo da concessionária, Célio Damásio, destacou:

“O maior desafio inicial é a comunicação e o entendimento do contrato. Este é o maior projeto social da história do Piauí: levar água tratada e saneamento básico a todo o estado, tanto na zona urbana quanto na rural.”

A gerente executiva da empresa na região do Semiárido, Flávia Miranda, revelou que R$ 70 milhões já foram investidos nos primeiros 80 dias de operação, com prioridade para reforçar o abastecimento durante o período mais quente do ano, conhecido como B-R-O Bró.

“Nosso foco é garantir mais água nas torneiras dos piauienses durante este período crítico. O plano de investimentos segue em construção e será aprovado junto à MRAE e à AGRESPI até o próximo ano”, afirmou.

Comentários