Foto: Yasmin Fonseca/MIDR
A Ferrovia Transnordestina vai realizar hoje (18) seu primeiro teste operacional saindo de Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE), em um trecho de 585 km.
A locomotiva terá uma composição com 20 vagões carregados de milho, onde serão realizados testes de carga, descarga e operação em marcha. O teste será realizado para saber se está tudo bem com o trajeto, mas segundo a Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pela construção e operação da ferrovia, o início efetivo da operação será decido pelo Governo Federal, e os governos dos Estados do Ceará e do Piauí.
Um dos objetivos da Transnordestina é ajudar no escoamento de produtos produzidos em cidades do Piauí até o Porto de Pecém, no Ceará. Está previsto o transporte de grãos, algodão, minérios, gesso/gipsita e contêineres,
“A partir do momento que essa ferrovia chegar no Porto de Pecém (PE), ela ganha uma nova escala, uma nova possibilidade, inclusive mais oportunidades para a gente viabilizar outras expansões”, ressaltou Eduardo Tavares, secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MDIR.
Instalação de terminais logísticos
Para garantir o rápido escoamento dos produtos, está prevista a instalação de seis a oito terminais logísticos. Entre as estruturas previstas, destacam-se pontos estratégicos como Eliseu Martins e Bela Vista do Piauí, no Piauí, além de Trindade e Salgueiro (PE), além de Missão Velha, Maranguape e o Porto do Pecém (CE). Este último contará com o TUP NELOG, um terminal de uso privado do Grupo CSN que conectará as ferrovias FTL e TLSA ao porto, facilitando fluxos de exportação e importação.
Segundo o governo federal, no Piauí, a unidade de Bela Vista deve receber cerca de R$ 50 milhões em investimentos. Já no Ceará, a primeira fase do terminal está orçada em R$ 900 milhões.
Até o momento, os terminais de Iguatu, Quixeramobim e Quixadá serão de parceiros privados. Essas colaborações devem seguir um modelo de "condomínio", em que as empresas parceiras instalam suas operações dentro da área de concessão da ferrovia, potencializando a eficiência logística da região.
A obra
A construção de todo o trecho da ferrovia até o Porto de Pecém, no Ceará, ainda segue em andamento. A finalização dos 19 lotes, que compreendem a Fase I da construção da ferrovia, será viabilizada com o investimento total de R$ 8 bilhões, dos quais R$ 4,4 bilhões são do Ministério de da Integração e do Desenvolvimento Regional.
No Piauí, o traçado passa por municípios do Sul, como Itaueira, Ribeira do Piauí, Simplício Mendes, São Francisco de Assis do Piauí e Paulistana, até a divisa com Pernambuco, em Trindade.
A Transnordestina tem três etapas principais. A primeira liga o Porto do Pecém (CE) a São Miguel do Fidalgo (PI), passando por Salgueiro (PE), em um percurso de 1.040 km. A segunda corresponde ao trecho de 166 km entre Paes Landim e Eliseu Martins (PI). A terceira vai de Salgueiro (PE) ao Porto de Suape (PE), com 547 km.
Foto: Divulgação/MIDR
