Foto: Rafa Neddermeyer/Cop30
Belém, no Pará
Um grupo de marchantes piauienses participará pela primeira vez de uma caminhada de 75 quilômetros rumo à 30ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP30), que será realizada neste mês, em Belém, no Pará.
Os participantes sairão de Teresina na noite de terça-feira (11) em direção ao município de Castanhal (PA). De lá, seguirão a pé pelos municípios de Santa Izabel, Benevides e Ananindeua até chegar à capital paraense.
A iniciativa, denominada Marcha Verde, acontecerá de 11 a 21 de novembro e tem como foco o engajamento popular pela preservação ambiental. Ao longo do trajeto, serão realizados plantios de mudas e apresentada a proposta do Projeto Árvore Humana, que defende o plantio de 4 bilhões de árvores no mundo nos próximos quatro anos.
Os marchantes farão paradas nos quatro municípios, promovendo ações coletivas e individuais de incentivo à preservação.
Para o advogado e coordenador da Marcha Verde, Arimateia Dantas, é essencial que a sociedade participe ativamente dessa agenda global.
A Marcha Verde é um movimento de sensibilização que busca engajar a sociedade na defesa do clima e do planeta. A iniciativa culminará durante a COP30 com o lançamento da Carta à Humanidade e do Projeto Árvore Humana, aproveitando a atenção internacional para reforçar o compromisso com um futuro sustentável, destacou.
Durante cerca de sete dias, os marchantes realizarão diálogos com moradores, gestores e representantes do poder público, reforçando a importância da preservação ambiental e da responsabilidade coletiva.