Foto: Juliana Oliveira
Cumprindo agenda institucional em Berlim, na Alemanha, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, se reuniu n sexta-feira (12) com 15 alunos da rede pública estadual que participam do programa de intercâmbio Seduckathon na capital alemã. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), seleciona estudantes com destaque em competições do conhecimento para experiências internacionais.
Os alunos, oriundos dos municípios de Teresina, Fronteiras, Esperantina, Piripiri, São Lourenço do Piauí e Boa Hora, estão em imersão no Motion Lab, um hub de inovação que abriga mais de 100 startups voltadas à prototipagem tecnológica. O espaço oferece infraestrutura de ponta, oficinas criativas e conexão com uma comunidade internacional de empreendedores e especialistas.
Durante o encontro, o governador destacou a importância da experiência para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Fonteles entregou cartas escritas por familiares e exibiu vídeos com depoimentos emocionantes.
“Nossos alunos estão fazendo intercâmbio nesse espaço especial que é o Motion Lab, colocando a mão na massa para criar protótipos de produtos revolucionários. É realmente impressionante essa oportunidade que os estudantes da escola pública de várias regiões do Piauí estão tendo. É uma abertura da mente para o mundo da tecnologia, da engenharia, da inovação e do empreendedorismo, além da vivência cultural em um país como a Alemanha, tão rico em história”, afirmou.
O governador também reafirmou a confiança no projeto de intercâmbios da Seduc e adiantou que pretende ampliar o número de beneficiados em 2026.
“É algo realmente disruptivo para os jovens do Piauí. A gente sabe o quanto é significativo para a vida de cada um essa experiência. Estou muito feliz e orgulhoso”, completou.
Foto: Juliana Oliveira

A escolha do Motion Lab para a imersão dos estudantes foi estratégica. Segundo Fonteles, o espaço representa a diversidade e a modernidade do setor industrial alemão, reconhecido mundialmente. A iniciativa é realizada em parceria com a equipe TUMO, de Lisboa, responsável pela concepção do programa, estruturação do curso bilíngue e suporte local.
Para os estudantes, a vivência tem sido transformadora. O jovem Luis Fernando de Oliveira Leite, do CETI Pedro Coelho de Resende, de Boa Hora, compartilhou como o intercâmbio ampliou seus horizontes.
“Conhecer essa estrutura aqui em Berlim, uma cidade que simboliza a divisão e a reunificação da Alemanha, mudou totalmente minha visão. Percebi que o mundo não é só a cidade onde eu vivo. Aprendi sobre design thinking, sobre como grandes problemas podem ser divididos em partes menores e resolvidos. Também entendi a importância do marketing. Meu sonho é cursar ciências náuticas e seguir na área de inovação e tecnologia. A gente não pode parar de estudar”, declarou.
O encontro com os estudantes piauienses em Berlim é o último compromisso oficial da agenda de missão internacional do governador Rafael Fonteles.