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O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que a ferrovia Transnordestina realizará sua primeira viagem em outubro deste ano. O trecho vai escoar milho e soja produzidos no Piauí com destino ao Ceará, onde a produção será utilizada para abastecer granjas de frango.
O anúncio foi feito após a solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de duplicação da BR-343 no trecho entre Teresina e Altos e investimento de R$ 1 bilhão em obras.
Com mais de 4 mil trabalhadores envolvidos, a obra é, segundo o ministro Renan Filho, considerada a maior de infraestrutura linear em andamento no Brasil. Atualmente, já soma R$ 7 bilhões em investimentos e deve impulsionar a competitividade do agronegócio no Piauí.
“Serão transportados milho e soja produzidos no Piauí para alimentar granjas de frango no Ceará. Também estamos tocando aceleradamente até o porto de Pecém, porque daqui a uns dias, o Piauí vai ter uma saída ferroviária muito importante, que é a Transnordestina. É um investimento grandioso que, certamente, vai garantir melhor infraestrutura para o Nordeste”, destacou o ministro.
Conclusão antecipada
De acordo com informações do Governo do Piauí divulgadas em agosto, a segunda fase da ferrovia no estado, entre Eliseu Martins e São Miguel do Fidalgo, já está 33% concluída, e a previsão é que os 391 km de trilhos no Piauí sejam finalizados no segundo semestre de 2028, um ano e meio antes do prazo inicial. A primeira fase, de 240 km, já está concluída, e a colocação de trilhos e dormentes foi antecipada para o primeiro semestre de 2026.
A Transnordestina tem três etapas principais. A primeira liga o Porto do Pecém (CE) a São Miguel do Fidalgo (PI), passando por Salgueiro (PE), em um percurso de 1.040 km. A segunda corresponde ao trecho de 166 km entre Paes Landim e Eliseu Martins (PI). A terceira vai de Salgueiro (PE) ao Porto de Suape (PE), com 547 km.
O traçado da ferrovia no Piauí passa por municípios do sul, como Itaueira, Ribeira do Piauí, Simplício Mendes, São Francisco de Assis do Piauí e Paulistana, até a divisa com Pernambuco, em Trindade. A superestrutura prevê 143 pontes e viadutos, 65 km de bueiros, 2,2 milhões de dormentes, 209 mil toneladas de trilhos e 3,2 milhões de metros cúbicos de brita.
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