Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), vai se ausentar do estado entre os dias 23 e 31 de maio para cumprir viagem oficial ao Oriente Médio. Essa será a segunda viagem internacional de 2025 e a 13ª desde o início de seu mandato.
Durante a missão, Rafael Fonteles representará o Consórcio Nordeste em uma série de agendas na Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos. A proposta da viagem foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
O foco da agenda internacional será a captação de recursos voltados à transição energética nos estados nordestinos. Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (19), o governador destacou o interesse dos países árabes em investir em áreas estratégicas da região.
“O objetivo é atrair investimentos. Esses países têm muitos recursos em seus fundos soberanos e nas empresas estatais. Estão dispostos a investir em energia, infraestrutura e turismo. Esperamos receber esses investimentos a partir da apresentação dos projetos prioritários do Nordeste”, afirmou Fonteles.
A viagem ocorre em um momento em que o Consórcio Nordeste busca consolidar parcerias internacionais que fortaleçam o desenvolvimento sustentável da região, com foco em inovação, energias renováveis e crescimento econômico.