EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Piauí inicia campanha de atualização de rebanhos de olho em selo internacional
Publicado em 04/11/2024 15:06
Piaui

Foto: arquivo Cidadeverde.com

 

 

O Piauí já é área livre da febre aftosa sem vacinação com reconhecimento nacional. O reconhecimento veio em março, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Porém, o Estado ainda busca ter o selo internacional e, assim, poder comercializar animais com outros países. Um dos pré-requisitos é ter o rebanho sempre atualizado. Para isso, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) lançou campanha para renovação cadastral para todos os criadores piauienses. 

Conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado, a declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no Piauí é obrigatória e para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal. Ela vai acontece semestralmente, ou seja, duas vezes ao ano, com duração de 60 dias. A primeira já teve início na última sexta-feira (1º) e vai até o dia 31 de dezembro. A campanha de MAIO recebeu o nome de o “Mês da Saúde Animal”.

“A atualização cadastral é essencial para garantir a segurança sanitária do rebanho piauiense e permitir o trânsito de animais de forma regular e legalizada. Isso sem falar que o cadastro consolidado vai facilitar o planejamento das ações na gestão pecuária”, destacou Fábio Abreu, secretário da Sada, lembrando que esta é a primeira vez que a campanha ocorre independente, ou seja, após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa. 

A atualização de rebanhos é obrigatória e não apenas para produtores de bovinos e bubalinos. Deverão, também, ser atualizados dados da propriedade, do produtor rural e das explorações pecuárias, ou seja, o quantitativo de bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equídeos, apicultura e animais aquáticos. Atualmente o Piauí conta com quase 202 mil propriedades rurais com uma ou mais criação de animal. 

“Ao finalizar esta campanha teremos dados mais atualizados e precisos de todos os rebanhos e criações que melhoram o planejamento nas ações de sanidade animal, contribuindo com o fortalecimento das cadeias produtivas e trazendo desenvolvimento econômico para o nosso estado”, enfatizou Simone Lima, coordenadora de Defesa Animal da Adapi, que é a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí. 

Lembrando, ainda, que o cadastro é obrigatório para se iniciar a atividade de criação e o criador que não fizer a atualização seu cadastro é bloqueado no sistema e ficará sem emitir documentos como GTA (Guia de Transito Animal) ou ficha sanitária (usada para requerer milho da Conab ou empréstimos). A atualização, também, vai servir para colocar em dia as vacinações como de brucelose (obrigatória para fêmeas bovinas) raiva e influenza equina.

Rebanhos do Piauí:

Bovinos: 2.012.783;
Búfalos: 625;
Suínos: 2.013.092;
Ovinos: 3.000.000;
Caprinos:2.097.525;
Equídeos: 159.978;
Estabelecimentos apícolas: 1300;
Estabelecimentos com animais aquáticos: 662

Comentários