Offline
MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Lula agradece ao Piauí por votação recorde: “Ganharam o troféu”
Em vídeo divulgado neste domingo (1º), presidente reeleito agradeceu aos piauienses pelos 75,88% dos votos válidos recebidos no segundo turno, destacou os trabalhadores e mencionou Rafael Fonteles e Wellington Dias.
Por Dulina Fernandes
Publicado em 02/11/2026 10:48
Piaui
Redes sociais
Rafael Fonteles e o presidente Lula: relação de confiança

O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou, neste domingo (1º de novembro), uma mensagem especial de agradecimento à população do Piauí pela votação recebida no segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Em vídeo compartilhado nas redes sociais pelo governador Rafael Fonteles (PT), Lula destacou que o estado voltou a registrar seu maior percentual de votos no país e afirmou que os piauienses conquistaram novamente o “troféu” de maior apoio proporcional à sua candidatura.

No segundo turno, realizado em 25 de outubro, Lula recebeu 1.653.989 votos no Piauí, equivalentes a 75,88% dos votos válidos. Seu adversário, Flávio Bolsonaro (PL), obteve 525.859 votos, correspondentes a 24,12%. A diferença entre os dois candidatos ultrapassou 1,1 milhão de votos no estado. Na gravação, o presidente dirigiu-se diretamente à população piauiense e celebrou o resultado eleitoral.

“Outra vez, vocês do Piauí ganharam o troféu do estado que mais vota no Lula para presidente da República”, afirmou. A declaração faz referência ao desempenho eleitoral do presidente no estado, que também havia registrado uma votação expressiva no primeiro turno.

Lula agradece trabalhadores, mulheres e produtores do Piauí

Na mensagem, Lula fez questão de reconhecer a participação de diferentes setores da sociedade piauiense. O presidente agradeceu às mulheres, aos homens, aos pequenos produtores rurais, aos empreendedores e aos empresários, com destaque especial para os trabalhadores. O pronunciamento também incluiu referências ao governador Rafael Fonteles e ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, duas lideranças políticas piauienses mencionadas pelo presidente. Ao citar o governador e o ministro, Lula reconheceu publicamente a participação de ambos em sua trajetória política e na campanha eleitoral.

Presidente relembra comício ao lado de Janja

Outro momento da gravação foi dedicado às lembranças da campanha presidencial no Piauí. Lula recordou um comício realizado no estado, acompanhado pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O presidente afirmou guardar boas lembranças da mobilização popular e destacou a presença da bandeira nacional entre os participantes.

A referência ao comício reforçou o caráter pessoal da mensagem, divulgada uma semana depois da votação que confirmou sua reeleição. Ao encerrar o vídeo, Lula enviou manifestações de carinho aos piauienses e desejou bênçãos à população. 

Piauí deu a Lula sua maior votação proporcional no país

O resultado das eleições presidenciais de 2026 confirmou o Piauí como o estado onde Lula obteve o maior percentual de votos válidos no segundo turno.

Lula (PT) 75,88%- 1.653.989 votos  Flávio Bolsonaro (PL) 24,12% - 525.859 votos

No primeiro turno, Lula havia alcançado 70,99% dos votos válidos entre os eleitores piauienses. Na segunda votação, o percentual subiu para 75,88%, um crescimento de 4,89 pontos percentuais. Em comparação com o resultado nacional, o desempenho no Piauí também foi superior. Lula foi reeleito presidente com 51,79% dos votos válidos no Brasil, enquanto Flávio Bolsonaro recebeu 48,21%. 

Vídeo integra série de agradecimentos após a reeleição

A mensagem aos piauienses faz parte de uma série de vídeos publicados após o segundo turno. Lula também dirigiu agradecimentos a eleitores de outros estados, entre eles Bahia e Ceará. A iniciativa marca uma ampliação da comunicação direta do presidente pelas redes sociais após a eleição. Em manifestações recentes, ele afirmou que pretende visitar estados brasileiros para agradecer pessoalmente aos eleitores.

No Piauí, o novo vídeo amplia uma manifestação feita na própria noite de 25 de outubro, quando Lula apareceu ao lado de Rafael Fonteles e comemorou o desempenho eleitoral no estado. Na ocasião, declarou que o Piauí havia lhe dado novamente um “título de campeão”. 

Assista ao vídeo de Lula agradecendo ao Piauí

 

Fonte: Ascom

Comentários