Piauí é campeão absoluto na redução de feminicídios no Brasil
Estado registrou uma queda de 57,1% nos feminicídios entre janeiro e julho de 2026. A redução e resultado das ações do governo na prevenção e proteção às mulheres
Divulgação Patrulha Maria da Penha faz o acompanhamento de mulheres que possuem medidas protetivas
O Piauí registrou uma redução de 57,1% no número de vítimas de feminicídio entre janeiro e julho de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025. Segundo dados atualizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no Painel de Dados de Segurança Pública, o estado apresentou a maior redução absoluta do país, passando de 28 vítimas nos sete primeiros meses de 2025 para 12 neste ano.
De acordo com os números da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Piauí também apresentou uma melhora significativa na taxa de feminicídios por 100 mil mulheres.
Entre janeiro e julho de 2025, foi registrada uma taxa de 1,68. Já no mesmo intervalo de 2026, a taxa caiu para 0,72, fazendo com que o Piauí passasse a ocupar a sétima menor taxa entre as 27 unidades da Federação.
Os dados reforçam os resultados das ações desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em conjunto com as forças policiais e demais instituições, no enfrentamento à violência contra a mulher e no fortalecimento das medidas de prevenção, investigação e repressão aos crimes de violência doméstica e feminicídio.
A Secretária Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, é comandada pelo advogado piauiense e ex-secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, um dos nomes mais fortes do governo Lula para assumir o Ministério da Segurança Pública, que o presidente prometeu criar caso o Congresso Nacional aprove a PEC da Segurança Pública.