MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Alerta: Uso inadequado de produtos pode transformar piscina em “câmara de gás”
Por Dulina Fernandes
Publicado em 12/02/2026 18:42
Geral

Em entrevista ao Jornal do Piauí, a presidente do Conselho Regional de Química (CRQ), Sandra Sousa, afirmou que o uso inadequado de produtos químicos pode transformar uma piscina em uma verdadeira “câmara de gás”.  O alerta ocorre após uma mulher morrer e outras cinco pessoas serem internadas após uma provável intoxicação durante uma aula de natação em uma academia em São Paulo.

Segundo elas, os riscos estão relacionados ao armazenamento, manipulação e aplicação incorretos de substâncias como cloro e redutores de pH. “Quando você manipula e mistura produto químico, tem que dar tempo para que ele se estabilize. Isso quer dizer o quê? Que a reação aconteça completamente, normalmente. Porque existem reações exotérmicas que liberam calor e gases, que foi o que aconteceu. Então virou uma espécie de câmara de gás”, disse.

Para evitar situações como essa, Sousa ressalta a importância da presença de profissional habilitado desde a compra do produto. “É a necessidade de um profissional na área, habilitado e registrado em conselho, para que ele possa orientar o responsável no uso de produto químico, desde a compra. O produto tem que ser acompanhado do laudo técnico, que traz todas as características e propriedades.”

A presidente do CRQ também ressalta que falhas no armazenamento favorecem acidentes. “Produtos químicos, principalmente ácidos, têm que ser armazenados em local isolado, restrito, com entrada controlada. Para que não se misturem a outros elementos e formam gases venenosos que fazem mal à saúde e podem até matar.”

Outro ponto crítico é a manipulação sem conhecimento técnico e sem equipamentos de proteção. “Ele não tem ideia do que a gente chama de FDS, que são as Fichas de Dados de Segurança do Produto Químico. Cada produto é acompanhado de uma ficha, e é ela quem vai dizer como deve ser utilizado.”

Sousa destaca ainda que o risco não se limita à piscina. Misturas caseiras de produtos de limpeza, comuns em ambientes domésticos, também podem provocar intoxicação. “Todos esses produtos foram estudados, desenvolvidos em laboratórios, seguem normas da Anvisa. Então por que a pessoa compra um produto devidamente autorizado e vai misturar com outro? Isso pode gerar gases perigosos que causam até morte. Mistura e vai para um ambiente fechado, como o banheiro. Aí cria uma câmara de gás.”

Para a presidente do CRQ, a orientação é seguir rigorosamente as instruções do rótulo e evitar improvisações. “Todos eles têm função definida. Usem para aquela função. Mistura deixa para os químicos no laboratório. Acreditem na ciência.”

Comentários