A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) montou um grande esquema de segurança para o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que acontece neste domingo (9) em todo o estado. A operação será realizada de forma integrada com as demais forças de segurança, com foco na prevenção e na tranquilidade dos candidatos.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), equipes das instituições envolvidas estarão reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Teresina, de onde será feito o monitoramento em tempo real do planejamento e da execução das ações.
O Piauí registrou 120.040 inscritos no Enem deste ano, o maior número dos últimos cinco anos. Para atender à demanda, a PM preparou uma estrutura operacional reforçada. Só em Teresina, serão empregados 150 policiais por dia de prova, totalizando 300 militares, além de 14 viaturas que atuarão nas áreas próximas aos locais de aplicação e nas principais rotas de deslocamento. No interior, o efetivo contará com 800 policiais e 82 viaturas distribuídas por todas as regiões do estado.
O chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM-PI, coronel Jacks Galvão, afirmou que a corporação está pronta para atuar de forma integrada e preventiva.
“Teremos, nos dois dias, mais de 300 policiais militares envolvidos só em Teresina, e mais de 800 em todo o estado. São mais de 82 viaturas que vão garantir segurança às pessoas que se deslocam e aos locais de prova. Serão dois domingos de intensa movimentação, e a Polícia Militar estará atuando em conjunto com as demais forças para assegurar tranquilidade a todos”, destacou o oficial.
O coronel também enfatizou o papel do CICC no acompanhamento das ações.
“Nós iremos disponibilizar uma sala no CICC, de onde será coordenado o acompanhamento das ações em todo o estado. Todos os integrantes das forças de segurança estarão lá para que possamos, desde as sete horas da manhã e durante todo o dia, resolver de forma ágil qualquer situação que eventualmente ocorra”, explicou.
A Operação Enem 2025 envolve, além da PM-PI, a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Correios, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e outras instituições.