Foto: Gelimar Moura)
A Prefeitura de Bocaina realizou, nesta quinta-feira, 6 de novembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2025–2028, um importante espaço de diálogo e mobilização em torno de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. O evento marcou o início da caminhada da cidade em busca da renovação do Selo Unicef, reconhecimento internacional concedido a municípios que desenvolvem ações efetivas para garantir os direitos de crianças e adolescentes.
Promovido pela Prefeitura de Bocaina, por meio das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o encontro reuniu secretários municipais, vereadores, conselheiros tutelares, educadores, articuladores do Selo, membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e estudantes. A atividade aconteceu no auditório da Escola Estadual Estela Nunes.
.JPG)
A programação teve início com formação da mesa de honra e contou com a presença dos secretários Iomar Barros (Educação), Teodoro João Simão (Assistência Social) e Andressa, coordenadora da Atenção Básica, representando a Secretaria de Saúde, além dos vereadores Eriberto da Silva (Beto) e Anderson Rêgo (Véi Dé) e dos conselheiros tutelares.
.JPG)
Após a composição da mesa, o público acompanhou a execução do Hino de Bocaina, interpretado pelo estudante Francisco da Conceição Brito, da Escola Jomásio dos Santos Barros.
A programação também foi marcada por apresentações culturais de alunos da rede municipal. As crianças do Pré-Escolar Zezé Leal, orientadas pelas professoras Josefa e Joyce, encantaram o público com um reisado mirim, valorizando as tradições populares locais.
.JPG)
.JPG)
Estudantes do Colégio Urbano Leal encenaram a história de Crioula, personagem simbólica da cultura bocainense, sob contextualização do professor Francisco João.
.JPG)
O NUCA também se apresentou com uma vibrante exibição de maculelê, dança afro-brasileira que une ritmo, ancestralidade e resistência cultural.

.JPG)
Encerrando o evento, a mestranda Jeyse dos Santos Holanda ministrou a palestra magna com o tema “Equidade, Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas na Perspectiva dos Direitos Humanos”. Com ampla experiência na área da educação e dos direitos humanos, Jeyse destacou a importância de valorizar as diferenças e promover a igualdade como base para o desenvolvimento humano e social.

O Secretário Municipal de Assistência Social Teodoro João Simão, relatou o compromisso de Bocaina com o futuro das novas gerações.
.JPG)
.JPG)
.JPG)
.JPG)
.JPG)
.JPG)