Os candidatos às vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025, já podem consultar o resultado com a ordem de classificação, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (4)
O MEC ofertou nesta edição mais de 58 mil vagas para 10.319 cursos e turnos de graduação, em 690 instituições privadas de educação superior. Os candidatos podem consultar o resultado por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Basta clicar em “Fies” e fazer o login com o Gov.br.
As vagas remanescentes do Fies referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Elas são destinadas aos estudantes que tenham condições de atingir a frequência mínima exigida para concluir o segundo semestre letivo de 2025 na opção de curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram.
Classificação
A classificação no processo seletivo para ocupação das vagas remanescentes do Fies será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência, respeitando a seguinte ordem de priorização:
• Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
• Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
• Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
• Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Segundo o edital nº 21/2025 , o estudante pré-selecionado deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior em que foi pré-selecionado nos dias 5 e 6 de novembro para comprovar as informações declaradas no momento da inscrição. A entrega dos documentos pode ser realizada por meio físico ou digital.
Caso a documentação seja aprovada, o candidato tem o prazo de dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação da inscrição pela comissão da faculdade, para realizar a validação das informações em um agente financeiro. Após essa aprovação, o banco poderá formalizar a contratação do financiamento.
Caso o candidato pré-selecionado não apresente todos os documentos ou não siga as etapas exigidas no prazo previsto, a vaga será perdida. A vaga é então transferida para o próximo candidato classificado na lista de espera.