Foto: Ascom Seplan
O programa Diálogos pelo Piauí será neste sábado (1º) com a maior participação desde o início das edições. Mais de 600 pessoas participaram da etapa final, realizada no território Entre Rios, no Centro de Convenções de Teresina. O evento encerra a série de 12 encontros regionais voltados à atualização do Plano Plurianual (PPA) e à escuta da população sobre ações prioritárias do governo.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Governo (Segov), o projeto reuniu representantes de comunidades, gestores municipais e lideranças civis para apresentar propostas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento produtivo, cultura, segurança e meio ambiente.
O governador Rafael Fonteles afirmou que o programa representa um espaço de escuta da sociedade.
“Em suma, o que o Diálogos do Piauí representa é exatamente isso: um governo disposto a ouvir a sociedade, não apenas os representantes políticos, mas também os movimentos sociais e empreendedores, para garantir o aperfeiçoamento do planejamento. E é a partir do planejamento que nós temos o orçamento, ou seja, as ações concretas que vão melhorar a infraestrutura, a educação, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente. Mais de 600 pessoas participaram, então foi a maior participação de todos os Diálogos pelo Piauí”, declarou.
Segundo o governador, a participação registrada nesta etapa mostra o envolvimento da população no planejamento estadual. “Era esperado porque é o maior território, o mais populoso, e isso demonstra que a população quer participar. Levamos isso muito a sério. Este é o momento em que os representantes das oficinas falam diretamente ao governador e à equipe de governo para definir o que pode ser executado ainda neste PPA. É assim que o planejamento é feito”, completou.
As propostas apresentadas nas oficinas serão sistematizadas pela Seplan e incluídas no banco de dados que orientará a execução do PPA e de outras políticas públicas. O governo informou que os resultados obtidos nas 12 etapas do programa serão utilizados na formulação de ações e metas para os próximos dois anos do planejamento estadual.