Na noite desta terça-feira, 16 de setembro, a Câmara Municipal de Picos realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Jubileu de Ouro da Diocese de Picos. O evento, proposto pelo vereador Francisco das Chagas (Chaguinha) e presidido por José Rinaldo Cabral (Rinaldinho), reuniu autoridades civis, eclesiásticas e fiéis no plenário “Ver. Pedro Barbosa da Silva”.
Veja AQUI todas as imagens!
Na ocasião, o bispo diocesano, Dom Plínio José, foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Gilson de Alencar Nunes”, considerada a mais alta honraria concedida pelo parlamento municipal. Além dele, outros cinco padres da Diocese também receberam o Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento à dedicação pastoral e aos serviços prestados à comunidade.
.JPG)
Bispo Dom Plínio José
.JPG)
.JPG)
A solenidade foi marcada por momentos de memória e fé, resgatando a história da Diocese de Picos desde a sua criação, em 1974, por meio da bula Neminem Latet, do Papa Paulo VI, até os dias atuais. Uma das partes mais simbólicas foi a entrada da imagem de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da Diocese, acompanhada da vela que representa o Jubileu de 50 anos.
.JPG)
.JPG)
A cerimônia contou ainda com cânticos tradicionais, como o Hino da Padroeira e os hinos comemorativos dos 30 e 40 anos da Diocese, reforçando a dimensão espiritual do evento, além disso, diversas autoridades cívicas e religiosas subiram ao palanque do plenário para enaltecer ainda mais o trabalho realizado pela Diocese ao longo dos seus 50 anos de história e fé.
.JPG)
Vereador Chaguinha
.JPG)
Ir. Ana Tereza
.JPG)
Pe. Danilo
Em sua fala, Dom Plínio José destacou que o Jubileu de Ouro é “um tempo de gratidão, de memória e de renovação da fé, onde se reconhece o caminho percorrido pela Diocese e se reafirma o compromisso com o serviço ao povo de Deus, guiados pela luz de Cristo”.
O presidente da casa, vereador Rinaldinho destacou a participação social que a Diocese de Picos promove até os dias de hoje.
O padre José Pio Feitosa é pároco da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, principal templo e ponto turístico da cidade de Picos. Em depoimento a nossa reportagem, o padre relata sua alegria e de todo o clero diocesano pela homenagem imposta.
O ato solene reafirmou não apenas a importância da Diocese de Picos como referência de fé e evangelização na região, mas também o reconhecimento público da Câmara Municipal ao papel desempenhado pela Igreja ao longo de suas cinco décadas.
.JPG)
.JPG)
.JPG)