EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Presidente do Republicanos confirma diálogo com Rafael Fonteles por chapa
Por Dulina Fernandes
Publicado em 18/08/2025 15:29
Piaui
  • WhatsApp_Image_2025-08-18_at_11_51_12.jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2025-08-18_at_11_51_13.jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2025-08-18_at_11_52_36.jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2025-08-18_at_10_03_47.jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2025-08-18_at_10_03_48.jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2025-08-18_at_10_03_48_(1).jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2025-08-18_at_10_00_50.jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2025-08-18_at_10_00_50_(1).jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2025-08-18_at_10_00_51.jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com

Em entrevista exclusiva ao Cidadeverde.com, o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, falou sobre a consolidação do partido no cenário político nacional e abordou temas que envolvem tanto a estratégia em São Paulo quanto no Piauí.

O deputado federal participa de um evento em Teresina ao lado do presidente estadual da sigla, Jadyel Alencar, em comemoração aos 20 anos da legenda. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Rep-PB), era esperado na solenidade, porém não participará. 

No plano estadual, o dirigente confirmou conversas recentes com o governador Rafael Fonteles. “Aqui no Piauí, especificamente, a gente tem esse acordo com o Jadyel. Eu já falei com o Rafael, com o governador, ao telefone recentemente sobre essa liberdade e autonomia. Visitaremos o governador na data de hoje, e também vamos reforçar esse compromisso”, afirmou.

Ao falar sobre o governador paulista Tarcísio de Freitas, Pereira defendeu que o presidenciável dispute a reeleição no estado. “O Tarcísio, ele tem dito, e nós temos defendido, que ele seja candidato à reeleição. Você sabe que quatro anos de governo é muito pouco para você fazer entregas. As principais entregas de obras estruturantes serão a partir de 2027, então a nossa defesa é que ele seja candidato à reeleição”, disse.

Marcos Pereira ainda reforçou a prioridade do partido em formar uma chapa forte para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa no Piauí, além de trabalhar pela possibilidade de participação em uma suplência de senador dentro da aliança governista.

Sobre as eleições presidenciais de 2026, Pereira destacou que o partido não tem decisão fechada no momento. “Nós vamos avaliar isso em 2026. O momento de discutir isso é abril, maio, junho do ano que vem, até porque as convenções se darão apenas em julho, agosto”, disse.

Em seguida veja algumas respostas de Marcos Pereira sobre o cenário estadual e nacional:

Como o apoio do Republicanos à reeleição de Tarcísio em São Paulo pode impactar o cenário da oposição nacional em 2026?

 "A defesa da reeleição de Tarcísio indica que o partido prefere consolidar um governo estadual forte antes de projetar uma candidatura presidencial. Isso pode reorganizar a oposição, deixando o Republicanos fora de uma disputa direta pela Presidência em 2026, mas fortalecendo Tarcísio como figura de longo prazo".

O diálogo com Rafael Fonteles pode significar uma aproximação nacional entre Republicanos e PT?

" Ainda é cedo para afirmar uma aliança nacional, mas no Piauí há uma cooperação prática, já que o Republicanos integra o arco de alianças de Rafael Fonteles. Esse movimento pode sinalizar que o partido busca flexibilidade estadual, sem comprometer necessariamente sua posição no plano nacional".

Qual a importância estratégica para o Republicanos de reforçar sua bancada federal e estadual no Piauí?

 "Fortalecer a base no Piauí garante maior capilaridade e relevância em votações no Congresso, além de consolidar o partido em um estado onde o PT é hegemônico. Essa estratégia pode ampliar o poder de negociação do Republicanos tanto em alianças locais quanto em articulações nacionais".

Comentários