EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Colírio aprovado nos EUA promete substituir óculos para vista cansada
Por Dulina Fernandes
Publicado em 17/08/2025 15:29
Saúde
(Foto: Reprodução)
 

Quem tem mais de 40 anos certamente já ouviu falar dos “óculos de descanso”, usados para leitura ou exposição prolongada a telas, como a do celular. Esse hábito, no entanto, pode estar prestes a mudar com a chegada de um novo colírio.

A dificuldade de enxergar de perto, conhecida popularmente como “vista cansada” ou “braço curto”, tem nome científico: presbiopia, uma condição comum após os 40 anos, resultado do envelhecimento natural dos olhos.

“A presbiopia é a dificuldade da contração entre as fibras que conectam a íris ao cristalino. E compromete a visão para perto", explica o oftalmologista Pedro Antonio Nogueira Filho
Foi o que aconteceu com Vânia Januário de Moura, que procurou ajuda médica após dores de cabeça e dificuldades para leitura. “Eu ficava muito tempo no celular, no computador, e quando pegava um livro para ler sentia os olhos cansados, queimando. A médica disse que era vista cansada e que eu precisaria de óculos para perto. Melhorou bastante”, contou.

Agora, um novo medicamento promete mudar essa realidade. A agência reguladora dos Estados Unidos aprovou o uso de um colírio capaz de melhorar a visão de perto. Uma gota por dia, com efeito de até 10 horas, pode substituir o uso dos óculos em algumas situações, embora não seja uma solução definitiva.

O produto deve chegar às farmácias americanas até o fim do ano. O frasco, suficiente para 25 dias, custará 79 dólares — o equivalente a R$ 425 pela cotação atual.

O princípio ativo do colírio é a aceclidina, substância que contrai a íris, melhora o foco e torna a visão mais nítida.

“É como se estivesse olhando por um buraquinho pequeno, o que aumenta a profundidade de foco e melhora a visão de perto. Mas não é indicado para qualquer pessoa. É preciso uma consulta para avaliar o grau e definir a indicação correta”, explica a oftalmologista Michelle Farah.

No Brasil, qualquer medicamento só pode ser comercializado após aprovação da Anvisa. Até o momento, não há previsão para liberação do colírio no país. Enquanto isso, os óculos continuam sendo os principais aliados de quem enfrenta a presbiopia.

 

Fonte: SBT News

Comentários