O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), lança neste sábado (16) o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA) e inaugura o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A solenidade, em celebração aos 173 anos de Teresina, será realizada a partir das 11h15, na sede da SSP-PI, no bairro São Cristóvão, zona Leste da capital.
O SPIA representa um investimento de mais de R$ 23 milhões e contará com 629 postes inteligentes distribuídos inicialmente em Teresina, equipados com mais de 1.200 câmeras de última geração. Com a integração desses equipamentos às já existentes no estado, o Piauí passa a contar com um total de mais de 3.500 câmeras conectadas.

Entre as funcionalidades do SPIA, estão reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, análise de comportamento, visão noturna com infravermelho e zoom de longo alcance, permitindo o acompanhamento de alvos a até 2,9 km de distância. O processamento e a análise das imagens serão feitos por um supercomputador operado pela Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi).

Com relação ao CICC, o espaço vai concentrar todos os pontos de comunicação com o cidadão, como o 190, B.O. Fácil e totens interativos, além de tecnologias de resposta de segurança pública, incluindo radiocomunicação e videomonitoramento.
“Essas entregas são um marco para a segurança pública do Piauí. Com o SPIA e o CICC, estamos ampliando nossa capacidade de prevenir, responder e solucionar ocorrências com mais rapidez e precisão. É tecnologia de ponta a serviço da proteção do cidadão piauiense”, destacou o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas.
As próximas etapas do projeto incluem a instalação de um CICC em Parnaíba e a integração do sistema com câmeras de outros municípios e particulares.