Foto: Ilustrativa / PF
A Polícia Federal deflagrou a Operação Carcará para combater crimes de abuso e exploração sexual infanto-juvenil na internet. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Teresina e Altos, no Piauí.
Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante com arquivos contendo imagens e vídeos de crianças em cenas de sexo. O preso já era reincidente no crime.
“No local, foram encontrados diversos arquivos contendo imagens e vídeos de crianças e adolescentes em cenas de sexo. Há ainda fortes indícios da prática de estupro de vulnerável, circunstância que será apurada com maior profundidade pela equipe de investigação. Embora distintas, as investigações têm como foco comum identificar e proteger as vítimas, interromper a circulação de conteúdo criminoso e responsabilizar os envolvidos”, informou a PF em nota.
Segundo a PF, os mandados visam identificar e interromper atividades criminosas relacionadas à venda, produção, armazenamento e compartilhamento de material com violência sexual contra crianças e adolescentes, além de apurar casos de estupro de vulnerável.
Saiba como denunciar
A população pode colaborar denunciando condutas suspeitas por meio da plataforma nacional Comunica PF (https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes) ou diretamente às autoridades competentes.