Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
O presidente da CPI do Lixo da Câmara Municipal de Teresina, vereador Fernando Lima (PDT), demonstrou preocupação com a nova suspensão do processo de contratação emergencial da limpeza pública e reforçou a cobrança para o lançamento da licitação definitiva.
Segundo o parlamentar, a capital precisa melhorar a qualidade dos serviços de limpeza prestados à população. Ele afirmou que a CPI tem pressionado a Prefeitura para garantir uma solução duradoura e menos onerosa ao município.
"A cidade de Teresina precisa melhorar a qualidade do serviço para o Estado. Nos preocupa mais uma suspensão do processo de contratação emergencial. Mas o que nós temos cobrado é que se dê andamento ao processo de contratação definitiva", declarou.
Recentemente o prefeito Silvio Mendes criticou o que chamou de "novela eterna" a demora para a licitação.
Fernando Lima destacou que, em julho, parlamentares da CPI se reuniram com o presidente da Eturb, Vicente Sampaio, que apresentou um cronograma para a licitação definitiva. De acordo com o vereador, a expectativa é que o edital seja lançado até o dia 30 de setembro.
"O bom desse contrato definitivo é que ele é mais duradouro e, com certeza, menos oneroso à cidade. É um contrato mais barato", pontuou.
O presidente da comissão também confirmou que a CPI do Lixo se reunirá na próxima segunda-feira (12) para deliberar sobre novas oitivas. Estão previstas convocações de ex-gestores municipais e servidores que atuaram em áreas ligadas à limpeza urbana.
"Nós vamos reunir na segunda-feira para deliberar sobre a convocação de ex-gestores do município de Teresina, pessoas que participaram desse processo de contratação que estamos investigando. Precisamos ouvir gestores das SDUs, da CENDU e da Eturb, para esclarecer dúvidas e avançar com os trabalhos da comissão", completou.