EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Alta radiação e temperaturas elevadas exigem cuidados no Piauí, alerta Defesa Civil
Autoridade reforça recomendações de saúde diante da estiagem e de riscos antecipados no estado
Por Dulina Fernandes
Publicado em 07/08/2025 09:26
Piaui
Foto: Reprodução

 

 

A Defesa Civil do Estado do Piauí intensificou o monitoramento das condições atmosféricas durante o período de estiagem, em especial nas regiões sul e sertaneja, onde os riscos climáticos foram antecipados devido à estação chuvosa irregular. O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, fez um alerta à população sobre os efeitos do clima seco, da alta radiação e das temperaturas elevadas.

“A gente sabe que, devido à estação chuvosa profundamente irregular, muitas das condições adversas ou condições de risco foram antecipadas, principalmente sobre o sul do estado, na faixa serradeira e na nossa faixa sertaneja”, afirmou Costa.

Entre os principais cuidados recomendados estão a hidratação constante, a proteção da pele contra a radiação ultravioleta e atenção ao horário das atividades físicas. Segundo Costa, o pico de temperatura ocorre por volta das 15h, enquanto a umidade relativa do ar tende a baixar após as 16h.

“Um cuidado é essencial na ingestão de líquido, preferencialmente água em temperatura ambiente. Em relação às atividades físicas, é recomendável evitar o exercício extenuante naquele horário que é o mais quente”, orienta o diretor.

O uso de equipamentos climatizadores e condicionadores de ar também exige atenção. A Defesa Civil recomenda que esses dispositivos estejam sempre limpos para evitar a proliferação de micro-organismos e fungos que podem causar problemas respiratórios.

“No mais, é seguir as recomendações e evitar a exposição excessiva à radiação solar”, conclui Werton Costa.

A população deve estar atenta às orientações divulgadas pelo sistema de saúde e pela Defesa Civil, especialmente em um cenário climático que se mostra cada vez mais extremo e imprevisível.

CONFIRA A ENTREVISTA COM WERTON COSTA 

* O
Comentários