Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para pagamento da taxa de inscrição — no valor de R$ 85 — da primeira edição da Prova Nacional Docente 2025, a PND.

Estão isentos da taxa os estudantes concluintes de licenciatura inscritos no Enade, pessoas cadastradas no CadÚnico e doadores de medula óssea.
Podem fazer a PND os concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas 2025, que é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
E ainda quem já é licenciado e quer fazer concursos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que adotem o resultado da PND como etapa de admissão.
A prova será aplicada no dia 26 de outubro. E os resultados individuais devem ser divulgados no dia 10 de dezembro.
De acordo com o INEP, a PND não é um concurso público, mas sim um processo para ajudar nas seleções para ingresso no magistério da educação pública básica de municípios, estados, do DF e da União.
O objetivo do exame, segundo o Ministério da Educação, é melhorar a formação dos professores, estimular a realização de concursos públicos e ampliar o número de professores qualificados nas redes públicas de ensino.