Foto: Reprodução/ Cidadeverde.com
Os incêndios em vegetação cresceram 60,49% na região de Picos, segundo dados do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM). Entre janeiro e junho de 2025, foram registradas 130 ocorrências. No mesmo período de 2024, o número foi de 81 casos.
O comandante do 4º GBM, capitão Alisson Rangel, destacou que quase 70% dos incêndios ocorrem em terrenos baldios.
“A prevenção é o melhor caminho para mudar esse cenário, que se repete ano após ano. Estudos apontam que cerca de 90% dos incêndios em vegetação e queimadas, em geral, têm origem em ações humanas. Em Picos, por exemplo, quase 70% das ocorrências acontecem em terrenos baldios. Os proprietários desses locais podem contribuir muito com a comunidade, mantendo os terrenos limpos sempre que o mato estiver alto e seco, evitando o uso do fogo”, alertou o capitão.
A recomendação também se estende à zona rural. Nestes casos, os moradores devem procurar os órgãos ambientais do município para verificar a legalidade do uso do fogo e seguir os procedimentos corretos.
Ainda de acordo com o 4º GBM, somente em julho de 2025 já foram registradas 52 ocorrências de incêndios em vegetação. Em comparação, o mesmo mês em 2024 teve 63 registros.