EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Capacita+ promove treinamento pioneiro no Nordeste sobre desastres em Picos
Por Dulina Fernandes
Publicado em 22/07/2025 13:31
Picos

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), com o apoio da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Picos, promoveu nesta terça-feira (22) uma nova etapa do programa Capacita+ “Agir Antes. Responder Melhor”, voltado à qualificação técnica de equipes municipais para a atuação em situações de emergência e solicitação de recursos. A formação aconteceu no prédio do SENAC “José Almir de Sá” e foi voltada, especialmente, para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Picos se tornou o primeiro município do Nordeste a sediar um treinamento técnico com foco exclusivo no uso do S2ID, sistema utilizado para que os municípios consigam solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência, além de acessar recursos para ações como assistência humanitária, Operação Carro-Pipa, recuperação de estradas e abastecimento de água, entre outros. Durante a capacitação, o coordenador de reconhecimento federal, Frederico de Santana, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), destacou a importância da formação para os municípios do semiárido.

Foto: Edielson Mota

“Fui convidado pela Defesa Civil do Piauí para colaborar com este treinamento, que visa orientar sobre o uso do sistema, desde o cadastro até os pedidos de reconhecimento federal. A partir do momento em que o município é reconhecido, pode solicitar apoio como carros-pipa, manutenção, inclusão ou ampliação da operação, além de assistência humanitária. Nosso papel é garantir que a população não fique desamparada em momentos de crise, principalmente quando enfrentam a seca ou incêndios florestais”, explicou.

Representando a Defesa Civil do Rio Grande do Norte, o agente de articulação José Jorimar Gomes reforçou a relevância do evento como uma via de fortalecimento da gestão municipal:

Foto: Edielson Mota

“Estamos trabalhando o registro de reconhecimento, solicitação e execução de recursos, bem como a prestação de contas. É fundamental que os prefeitos enviem seus servidores para essas formações, pois a Defesa Civil é uma porta de entrada importante para recursos federais. Isso fortalece a governança e permite que o apoio chegue a quem mais precisa, seja na zona urbana ou rural”, afirmou.

O secretário de Defesa Civil de Campo Grande do Piauí, João Felipe, compartilhou a experiência prática do município com o S2ID, ressaltando como o sistema permite agilizar a resposta em cenários de crise:

Foto: Edielson Mota

“A ferramenta é essencial para que o município registre desastres e solicite orçamento emergencial ao Governo Federal. Foi o que aconteceu recentemente em Picos, por exemplo, onde, após as chuvas, foi possível buscar recursos para a recuperação das vias atingidas. O S2ID facilita o diálogo com Brasília e dá respaldo às ações locais”, relatou.

O treinamento mobilizou representantes de diversos municípios do Vale do Guaribas. Técnicos e gestores ligados à Defesa Civil seguem reunidos ao longo do dia, com o objetivo de fortalecer a atuação local diante de situações de emergência e ampliar a eficiência no acesso a recursos estaduais e federais por meio do sistema S2ID.

Comentários