EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Lula anuncia conclusão do trecho piauiense da Transnordestina em 2026
Por Dulina Fernandes
Publicado em 19/07/2025 17:58
Piaui

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a conclusão do trecho piauiense da Ferrovia Transnordestina até o final de 2026. A obra, que conecta os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, teve seu cronograma antecipado após articulação do Governo Federal com a concessionária Transnordestina Logística.

O anúncio foi feito durante evento com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e do CEO da Transnordestina Logística, Tufi Daher Filho.

Leia Também
Rafael Fonteles comenta desapropriações e avanços na obra da Transnordestina
Governo determina desapropriações para avanço da Transnordestina no Piauí
Governo inicia novo lote da Transnordestina que ligará o Piauí ao Porto do Pecém

Segundo Wellington Dias, o compromisso do Governo Federal é garantir que o Piauí esteja plenamente integrado à malha ferroviária que interliga o Nordeste. “Vamos fazer a viagem com o presidente, lá do Piauí para o Ceará, ainda este ano. A ferrovia que antes tinha previsão de conclusão só em 2029 agora será entregue em 2026, o que representa um ganho importante para o desenvolvimento regional”, afirmou o ministro.

O CEO da concessionária, Tufi Daher, explicou que o trecho final de 144 quilômetros, entre Simplício Mendes e Eliseu Martins, será concluído no próximo ano. “Com a liberação dos recursos em 2026, nós vamos caminhar com a ferrovia até Eliseu Martins. Ela estava prevista para começar em 2027 e terminar em 2029. Pode esperar, governador, ministro, que em 2026 retomamos as obras do Piauí”, afirmou.

Situação atual 

A Ferrovia Transnordestina pretende ligar o sertão do Nordeste aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). O projeto total contempla mais de 1.700 km de trilhos. Atualmente, os trechos mais avançados são os que ligam Missão Velha (CE) a Pecém, no Ceará. Já o trecho piauiense, entre Eliseu Martins e a divisa com o Ceará, soma cerca de 345 km, dos quais 201 km já estão concluídos.

A parte final da obra no Piauí, que compreende os 144 km restantes, estava paralisada e só teria início em 2027, com entrega prevista para 2029. Com a antecipação, a expectativa é de que o trecho seja finalizado ainda em 2026, permitindo a operação plena da ferrovia no estado.

A conclusão da Transnordestina no Piauí é vista como estratégica para o escoamento da produção agrícola do cerrado piauiense e a redução de custos logísticos. O modal ferroviário deve impulsionar a competitividade do estado e ampliar sua integração com os principais polos portuários do Nordeste.

 

Comentários