EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Governo do Piauí lança nova Carteira de Identidade Funcional para servidores públicos do Estado nesta quinta (17)
Com a medida, o Piauí se torna o primeiro estado do país a normatizar e unificar oficialmente a carteira funcional de todos os seus servidores.
Por Dulina Fernandes
Publicado em 16/07/2025 18:38
Piaui

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Secretaria da Administração (Sead), realiza, nesta quinta-feira (17), às 9h, na sede da SSP, a solenidade de lançamento da nova Carteira de Identidade Funcional dos servidores públicos do Estado. O documento será dividido em duas categorias: uma voltada para os agentes das forças de segurança pública, seguindo padrão nacional; e outra para os demais servidores estaduais, sejam efetivos ou comissionados.

A nova carteira garante validade nacional, padronização, maior segurança jurídica e poderá ser emitida nos formatos físico e digital, conforme a necessidade de cada servidor. Ela será baseada na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), incorporando dados como CPF, matrícula funcional e informações de filiação.

Com a medida, o Piauí se torna o primeiro estado do país a normatizar e unificar oficialmente a carteira funcional de todos os seus servidores. A ação integra os esforços do Governo do Estado pela modernização administrativa, valorização do servidor público e fortalecimento da atuação institucional.

Nesta primeira etapa, serão entregues os primeiros lotes para os servidores da Polícia Penal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou a importância da iniciativa. “Os profissionais da segurança pública, muitas vezes, precisam se deslocar para outras cidades e estados em missões oficiais, e ter uma carteira funcional padronizada, reconhecida nacionalmente, é fundamental para o desempenho das atividades e para a própria segurança desses servidores. O mesmo vale para outras categorias, como os fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, que atuam em vistorias em todo o Piauí. Estamos garantindo mais legitimidade e respaldo a quem representa o Estado no dia a dia”, afirmou o gestor.

O secretário de Administração, Samuel Nascimento, também ressaltou que a medida marca um novo momento na política de gestão de pessoas. “Esse é um passo importante na valorização dos servidores. A nova carteira funcional reconhece a identidade profissional com mais segurança, praticidade e integração tecnológica. É mais um avanço dentro do plano de modernização administrativa que estamos implementando em todo o Estado”, concluiu o gestor.

 

Comentários