Foto: Juliana Oliveira/Semcom
Durante missão internacional na Europa, o governador Rafael Fonteles participou nesta terça-feira (8), em Genebra, na Suíça, da assinatura de contratos com a Mercuria Energy Group, uma das maiores tradings globais de energia e commodities. O acordo é parte da estratégia do Governo do Piauí para implantar o Sistema Jurisdicional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa, com foco na geração de créditos de carbono.
A parceria tem origem no memorando de entendimentos assinado em 2024, durante o Investe Piauí Day, em Brasília. A iniciativa prevê ações coordenadas da Investe Piauí e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para proteger os biomas piauienses, reduzir emissões por desmatamento, combater queimadas e integrar o estado ao mercado voluntário de carbono. O projeto também busca promover desenvolvimento sustentável e geração de renda para as comunidades envolvidas.
Para o governador Rafael Fonteles, a formalização do contrato representa um avanço estratégico.
“Celebramos um acordo muito importante com a Mercuria, que é uma grande trading global, uma das maiores do mundo, e que tem investido bastante no mercado de crédito de carbono, inclusive na implementação desses créditos no mercado voluntário, como é o caso do que vamos fazer no estado do Piauí a partir da redução efetiva das emissões de gases do efeito estufa. Isso vai representar, além da proteção do meio ambiente, também a geração de renda, recursos para o desenvolvimento econômico das famílias que estão envolvidas nessa preservação ambiental nos nossos biomas do estado do Piauí”, disse o gestor.
Já o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, salientou a importância da parceria.
“A Investe Piauí, com a Secretaria de Meio Ambiente, fez um edital para selecionar uma parceira que estruturasse um programa de créditos de carbono. Hoje a gente celebra esse acordo global e, a partir de agora, vamos estruturar esse projeto. Então é um dia para ser comemorado, esse dia que celebra um grande passo na história do Governo do Piauí e nessa visão de desenvolvimento sustentável”, destacou.
O projeto envolve a atuação da Mercuria por meio do Fundo Silvania, com US$ 500 milhões destinados a soluções baseadas na natureza, como restauração de ecossistemas e conservação florestal. “A ideia por trás disso é tentar trazer capital para a natureza e, principalmente, para a população indígena, para encorajar eles a cuidarem ainda mais da biodiversidade, da natureza. Sem investimento é complicado ter pessoas para proteger as florestas”, afirmou o CEO e fundador da Mercuria Energy Group, Marco Dunand.
O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, também participou da reunião e destacou as frentes de atuação da parceria.
“Vamos tratar, principalmente, da regularização ambiental rural. Vamos também combater o desmatamento ilegal e as queimadas por meio de investimentos em tecnologias e equipamentos para reforçar as brigadas municipais e a nossa equipe. Então é uma importante parceria que vai levar a cada vez mais desenvolvimento sustentável para o nosso estado, protegendo o meio ambiente”, explicou o gestor.