/ (Fotos: Governo do Piauí)
O Piauí lançou nesta segunda-feira (30) o BO Fácil, um novo serviço que permite o registro de boletins de ocorrência de forma totalmente digital, por meio do WhatsApp.
A solenidade aconteceu no Espaço Piauí Gov Tech, no Centro de Teresina.
A plataforma está disponível pelo número oficial 0800 086 0190 e oferece, além do registro de ocorrências, a possibilidade de envio de denúncias anônimas e acionamento emergencial do 190.

O serviço utiliza inteligência artificial (IA) para coletar as informações essenciais da ocorrência, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados.
Em seguida, o próprio sistema gera um protocolo em PDF, que é enviado automaticamente ao cidadão, garantindo agilidade e segurança no registro.
Durante o lançamento, o governador Rafael Fonteles comentou que a nova ferramenta deve contribuir para a redução da violência e tornar mais acessível à comunicação com as forças de segurança.

“Esse número de WhatsApp agora está disponível a todo o povo para fazer os registros dos boletins de ocorrência, fazer denúncias anônimas e também relatar situações de emergência, complementando o nosso 190. Então o BO Fácil sem dúvida vai ajudar o trabalho das forças de segurança, vai melhorar para o cidadão ter um canal mais ágil, rápido, seguro para poder fazer as denúncias e os relatos de ocorrência de violência para a gente combater com mais agilidade ainda a criminalidade do nosso estado”, declarou.
O secretário de Segurança Pública do Estado, Chico Lucas, destacou que o BO Fácil se diferencia por integrar diversos formatos de comunicação, inclusive em áreas com baixa cobertura de telefonia móvel. Ele apontou que o sistema também funcionará em locais onde apenas o Wi-Fi estiver disponível.
“Você pode mandar vídeo, foto, áudio. Além disso, a população que antes não era atendida pelo 190 porque no lugar onde ela mora não tem sinal, se tiver Wi-Fi, ela vai poder ser atendida. Então a gente vai conseguir cobrir todo o estado do Piauí, porque agora basta ter internet, ainda que não tenha sinal de celular, para você ter atendimento de emergência no 0800 086 0190”, explicou.

Além da função de boletim de ocorrência, o BO Fácil também oferece duas outras modalidades de atendimento: atendimento 190, canal direto com o Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), com possibilidade de envio de localização pelo WhatsApp para agilizar o socorro; e denúncia anônima, por onde o cidadão pode repassar informações de forma sigilosa, sem necessidade de identificação.
Chico Lucas também destacou o uso da inteligência artificial para respostas rápidas em casos críticos.
“Se você disser que está sendo ameaçado, que está sangrando, a inteligência artificial vai identificar que é uma situação de emergência, vai interromper o atendimento e acionar o 190, que ligará para você. Então essa funcionalidade tem dois anos de pesquisa, tem muito estudo por trás”, completou.
O BO Fácil é uma ferramenta da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Como funciona o BO Fácil
Para utilizar o serviço, o cidadão deve enviar uma mensagem de texto ou áudio pelo WhatsApp, informando os principais dados da ocorrência, como descrição dos fatos, local, data, pessoas envolvidas e objetos relacionados. O sistema processa as informações e gera automaticamente um protocolo em formato PDF, enviado ao usuário.
Também é possível anexar fotos, vídeos e documentos. Durante uma ligação ao 190, o atendente poderá encaminhar um link para que a ocorrência seja complementada pelo WhatsApp.
Além do registro de boletins, o BO Fácil também permite denúncias anônimas com garantia de sigilo e comunicação direta com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Em situações de emergência, é possível compartilhar a localização em tempo real.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, todas as informações recebidas passam por análise e validação de equipes policiais, garantindo a confiabilidade e a resposta qualificada às demandas da população.

Quem fizer denúncias falsas será responsabilizado
Embora o BO Fácil utilize IA, ele conta com a supervisão e validação de policiais capacitados. Por isso, a Polícia alerta que denúncias falsas serão de responsabilidade de quem as fizer.
“Todas as informações recebidas passam por um processo de análise para evitar o uso indevido da ferramenta. As ocorrências falsas, por exemplo, podem gerar responsabilização criminal”, afirmou Anchieta Nery.
