O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu um total de 52 balanças, durante uma operação em 13 cidades da região Centro-Norte. De acordo com o diretor-geral do órgão, Júnior Macedo, os equipamentos estavam fora dos padrões exigidos pelo Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
"Elas não tinham a padronização devida exigida pelo Inmetro, conforme o seu regulamento. Visores ilegíveis, balanças sem visores, balanças sem o selo do Inmetro, que não tem as certificações e que prejudica o nosso consumidor. São balanças irregulares no mercado, dificultando a relação com os consumidores”, afirmou o gestor.
Os equipamentos irregulares foram apreendidos e levados para a sede do Imepi. Além das balanças, os fiscais do órgão vistoriaram postos de combustíveis e constataram a prática da chamada “bomba baixa”, quando o valor cobrado não corresponde a quantidade vendida. “As bombas foram lacradas e se for reincidente, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão”, concluiu o diretor-geral.
Ao todo, foram cerca de 600 estabelecimentos fiscalizados durante toda a operaçã