EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
Estudantes da rede pública do Piauí conquistam prêmios e exibem curtas-metragens em mostra de audiovisual
Por Dulina Fernandes
Publicado em 29/05/2025 18:08
Piaui

 

  • ad174c15-b2e0-443c-be87-a5c8dc2eaf02.jpgRayane Venacio
  • 1a53049a-04fe-42f2-b43a-5f3d0a4a51b6.jpgRayane Venacio
  • e55d8c8a-e119-4d48-ba3b-ae861f245343.jpgRayane Venacio
  • 1a31dea6-35a6-47a1-ba36-b3da0078e1a5.jpgRayane Venacio
  • 534daa32-cfb1-42d8-8740-9e41c258854c.jpgRayane Venacio
  • e7b4ab60-1325-41cd-b2bc-aa58401d7d17.jpgRayane Venacio
  • 4ffe42bf-8c93-4287-bf2d-fd319b4900e7.jpgRayane Venacio
  • 31d29e99-1876-45d9-bd01-4d3fad61dfdf.jpgRayane Venacio
  • b37f9de8-cdcd-4daa-bd90-38649b274a94.jpgRayane Venacio
  • 36d4574f-34a4-4e95-b192-8edd3960909d.jpgRayane Venacio
  • bebe43d9-afd8-451d-b44b-6bc86ca0c816.jpgRayane Venacio

Estudantes do Curso Técnico em Audiovisual da rede pública estadual de ensino exibiram, na manhã desta quinta-feira (29), cinco curtas-metragens produzidos durante as aulas. A mostra dos curtas aconteceu na sala de cinema de um shopping localizado na zona Leste de Teresina. O evento destaca o talento, a criatividade e o protagonismo dos jovens cineastas.  Durante a programação, foram anunciados os vencedores do Prêmio Torquato Neto, em 12 categorias, entre elas: Melhor Filme — definido por voto popular —, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro.  

A ação faz parte do projeto Cinema da Escola e envolveu 177 alunos, 21 técnicos e sete escolas de cinco municípios — Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.  Durante a manhã foram exibidos os seguintes filmes:  

  • "A Bomba Assassina", idealizado pelos estudantes do  CETI Polivalente Lima Rabelo, localizado na cidade de Parnaíba. 
  • "Cinara",  idealizado pelos estudantes do CEEP Prefeito João Mendes Oltimate le Melo (Premen Norte) de Teresina. 
  • "Os Estranhos Casos de Bom Jesus", idealizado pelos Estudantes do CETI José Lustosa Elves Pilha, em Bom Jesus. 
  • "Sigam-me", produzido pelos Estudantes CEEP Petrônio Portela, em Picos. 
  • "Ela Me Rio", produzido pelos Estudantes do CETI Djalma Nunes em Floriano.  

Melhor ator

estudante Luiz Arthur, ganhador na categoria de ‘melhor ator’ com o filme "A Bomba Assassina" destacou a importância do projeto.

“Eu gostaria de agradecer a todos que participaram desse projeto, que nos ensinou bastante, e eu desejo que mais estudantes participem de projetos como esse. Para que no futuro sejam produzidos filmes ainda melhores”, pontou o estudante. 

O prêmio de melhor atriz foi para a estudante Sammya Olliveira, que interpretou Cinara no filme de mesmo nome. O curta traz a história de uma jovem estudante que ao perder a mãe enfrenta grandes dificuldades, superadas com os estudos. A estudante falou sobre o prêmio. 

“Eu só tenho a agradecer, a toda a equipe de produção, a minha escola. Porque foi um filme que deu muito trabalho, passamos perrengues no set, mas aprendemos muito e amadurecemos durante o processo de criação. Foi muito importante fazer parte de tudo isso”, comentou a estudante. 

O filme Cinara, também ganhou o Prêmio Torquato Neto de melhor filme. Todos os estudantes que participaram do projeto farão um longa-metragem com o apoio da Seduc e outros órgãos do governo do estado. 

O projeto Cinema da Escola foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), visando preparar os jovens para o mercado audiovisual, cada vez mais aquecido por novas plataformas e produções independentes.  

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve presente na sala de cinema e destacou a importância de incentivar a educação para além das disciplinas curriculares tradicionais. 

“Estamos mostrando que na escola pública do Piauí, não há espaço apenas para a preparação para o Enem, para o Saeb ou para o mundo profissional. Também temos espaços para o esporte, a cultura, muita arte, muito cinema, para podermos formar grandes cidadãos, com uma formação integral. Por isso promovemos o cinema na escola, o clube de leitura, aulas e concursos de artes — que realizamos no ano passado e daremos continuidade neste ano”, afirmou. 

Durante a exibição dos curtas, o secretário anunciou que a Seduc planeja realizar um festival de arte e cultura, que deve contar com apresentações de música, pintura, artes cênicas, teatro e cinema. Além disso, anunciou também a construção de uma escola pública de cinema e audiovisual. 

“Além do festival que estamos planejando para 2026, iniciaremos a obra da primeira escola pública de cinema e audiovisual do Brasil. Ainda no segundo semestre, vamos começar a revitalização do Cine Rex, transformando aquele espaço em uma escola de audiovisual, com cursos técnicos voltados para toda a comunidade piauiense, especialmente para nossos estudantes da Seduc”, declarou. 

Os curtas-metragens serão exibidos posteriormente no Seduckathon 2026, e nas televisões públicas do Piauí, bem como em outras emissoras que demonstrarem interesse nas produções.  

Comentários