EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
35 equipes de 27 cidades do Piauí avançam na maratona do Seduckathon 2025
Por Dulina Fernandes
Publicado em 20/05/2025 16:44
Piaui

Foto: Divulgação Seduc

 

Estudantes e professores de 27 municípios avançaram para a segunda fase da maratona Seduckathon 2025. Ao todo são 35 grupos, sendo 30 na área de tecnologia da informação (TI) e cinco na área de empreendedorismo. Os grupos foram escolhidos entre 125 propostas com quase nove mil estudantes inscritos. 

A etapa decisiva acontece em junho, no Theresina Hall e deve escolher 22 equipes com o melhor desempenho para intercâmbio educacional em seis países. 

Escolas de Pedro II, Parnaíba, Teresina, Valença, Bertolínia, Paulistana, Demerval Lobão, Piripiri, Jatobá do Piauí, Pio IX, Oeiras, Itainópolis, Jerumenha, Guadalupe, São Miguel do Tapuio, São Julião, Dom Expedito Lopes, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Maior, Padre Marcos, Castelo do Piauí, Bonfim do Piauí, Fronteiras, Betania do Piauí, Santo Inácio do Piauí e Cocal dos Alves estão entre os finalistas. 

Veja os finalistas

Na segunda etapa, os estudantes colocarão suas ideias em prática, apresentarão projetos, trocarão experiências, trabalharão em equipes e disputarão prêmios.

9 mil inscritos 

Nesta segunda edição, o Seduckathon superou todas as expectativas. Foram quase 9 mil estudantes inscritos, número seis vezes maior do que o registrado em 2024. A etapa inicial envolveu uma prova objetiva, com foco em conhecimentos de Tecnologia e Inglês. Em seguida, as equipes selecionadas apresentaram propostas de soluções criativas e viáveis para desafios enfrentados nas escolas públicas.

Ao todo, foram avaliadas 125 propostas — 75 voltadas para a área de Tecnologia e 50 para área de Empreendedorismo — com temas que incluíram inovação educacional, inclusão social, sustentabilidade, inteligência artificial e melhorias na gestão e nos ambientes escolares.

Os critérios de avaliação abrangeram desde a clareza dos objetivos até a relevância do desafio escolhido, passando por grau de inovação, viabilidade técnica e impacto social. 

“O Seduckathon é mais do que uma competição: é uma política que incentiva protagonismo, pensamento crítico e trabalho em equipe. Com ele, o Piauí consolida uma proposta de educação que prepara seus estudantes para os desafios do presente e as oportunidades do futuro”, destacou Washington Bandeira, secretário de Educação.

Comentários