EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
Rafael Fonteles anuncia projeto de usina de concentração solar e diz que laços com a China se aprofundam
Por Dulina Fernandes
Publicado em 16/05/2025 17:58
Piaui

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

O governador Rafael Fonteles fez uma avaliação da agenda internacional cumprida nos últimos dias na China, ao lado do presidente Lula. De acordo com o gestor os encontros tiveram um papel de aprofundar o diálogo com o país asiático e atrair investimentos para o estado. Fonteles representou o estado e o consórcio do nordeste na agenda e confirmou um novo investimento de R$ 3 bilhões da empresa CGN no Piauí.

Dentre as novidades Rafael Fonteles confirmou um projeto inovador para a estruturação de uma usina de concentração solar no estado, também chamada de CSP (Concentrated Solar Power), o novo modelo funciona captando a luz solar e concentrando-a para gerar calor, que é então usado para produzir eletricidade. Diferente das usinas fotovoltaicas, que convertem a luz diretamente em eletricidade, as CSP usam a luz do sol para aquecer um fluido, que aciona uma turbina a vapor, gerando a energia termoelétrica.

O governador avaliou os últimos dias de trabalho na China.

“Olha, uma missão muito importante para o Brasil. Eu realmente testemunhei, como membro da comitiva, um entrosamento muito grande do presidente Lula com o presidente Xi Jinping, dos ministros brasileiros com os ministros chineses e também uma cooperação muito grande entre os empresários brasileiros e chineses. Tanto o evento empresarial da segunda-feira, coordenado pela APEX, quando a agenda de estado do presidente Lula, junto à Assembleia, ao primeiro-ministro, ao presidente, na terça-feira, demonstraram isso, que os laços entre o Brasil e a China estão se aprofundando, tanto os laços comerciais, como também o intercâmbio cultural, científico, acadêmico”, afirmou.

Fonteles enumerou os investimentos e destacou que as novas instalações auxiliarão na estabilização da rede.

“Eu fiquei muito animado e ainda trazendo na bagagem um resultado concreto para o Piauí. A empresa CGN que é uma das maiores estatais chinesas na área de energia que já atua no Piauí com Parque Solar e Parque Eólico no sul do estado lá em Ribeira do Piauí e também em Lagoa do Barro do Piauí anunciando investimentos ainda maiores, da ordem de R$ 3,17 bilhões em energia solar, energia eólica, armazenamento de energia, o que é uma novidade e ajuda a estabilizar a rede”, concluiu.

Nova usina de concentração solar

O gestor explicou como deverá funcionar o projeto inédito no estado para a geração de energia termoelétrica.  

“Essas fontes de energia solar e eólica elas são intermitentes, elas não são constantes, então quando eu conjugo isso com o armazenamento de energia, a gente melhora ainda mais o sistema elétrico brasileiro e também um teste, um projeto-piloto, melhor dizendo, de uma usina de concentração solar. Ela concentra a energia solar, gerando energia termoelétrica. Limpa. Então mais uma novidade que vai gerar mais de 5 mil empregos na construção dessas unidades de energia no sul do Piauí”, afirmou.

Comentários