A Polícia Civil do Piauí emitiu um alerta à população sobre um novo golpe em que criminosos se passam por delegados da polícia para extorquir vítimas. Utilizando aplicativos de relacionamento como meio de contato inicial, os golpistas afirmam que as vítimas estão sendo investigadas por crimes como pedofilia ou assédio sexual e, em seguida, exigem pagamentos em dinheiro para “encerrar” a investigação ou qualquer outro procedimento relacionado ao trabalho policial.
De acordo com a Polícia Civil, nenhum policial está autorizado a solicitar qualquer tipo de pagamento para realizar investigações ou suspender processos. “Qualquer solicitação de pagamento, seja em dinheiro ou de outra natureza, por parte de qualquer pessoa se passando por agente da polícia, é fraude e deve ser imediatamente denunciada”, reforça a instituição.
A orientação é que, diante de qualquer tentativa de extorsão ou cobrança indevida, a vítima procure a delegacia mais próxima ou acesse os canais oficiais da Polícia Civil, como o site www.portal.pi.gov.br/pc ou a Ouvidoria da Polícia pelo WhatsApp: (86) 99485-0192.
A Polícia reforça que a colaboração da população é essencial para identificar e punir os autores desses crimes e garantir a integridade do trabalho das forças de segurança.