EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
MP ingressa com ação após constatar irregularidades em Lagoa Alegre
Por Dulina Fernandes
Publicado em 26/04/2025 15:47
Piaui

Foto: Arquivo Cidade Verde

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de União, ingressou com Ação Civil Pública (ACP) contra o Município de Lagoa Alegre, após constatar diversas irregularidades no Edital nº 01/2025, que rege o processo seletivo de mediadores de aprendizagem e facilitadores do Programa Mais Educação nas Escolas.

A apuração teve início a partir de denúncias encaminhadas à Ouvidoria do MPPI e foi formalizada através de Procedimento Administrativo instaurado pelo Promotor de Justiça Rafael Maia Nogueira. A seleção, conforme previsto no edital, deveria considerar critérios como formação, experiência em programas educacionais e atividades extracurriculares. Contudo, foram constatadas aprovações de candidatos com baixa qualificação, em detrimento de profissionais experientes e pós-graduados.

Diante das inconsistências, a Promotoria expediu Recomendação Administrativa ao Município, solicitando, entre outras medidas, a suspensão imediata do edital e a correção das irregularidades. O Município, porém, deixou de cumprir pontos essenciais da recomendação ministerial, como a suspensão das nomeações e a divulgação transparente das pontuações.

Além disso, a Promotoria identificou indícios de favorecimento, como a aprovação de pessoas com vínculos familiares com membros da comissão organizadora do certame, e ausência de mecanismos para evitar conflitos de interesse, contrariando os princípios da impessoalidade e moralidade administrativa. Também foi apontado o uso irregular da figura do serviço voluntário, o que poderia mascarar contratações com remuneração disfarçada.

A ACP requer, em caráter liminar, a suspensão do Processo Seletivo e o afastamento imediato dos aprovados, além da anulação do certame. No mérito, o MPPI pede a realização de nova seleção, com critérios objetivos e transparentes, bem como a criação de normas para prevenir o nepotismo e garantir lisura nos futuros processos seletivos do Município.

A ação visa assegurar o cumprimento dos princípios constitucionais que regem a administração pública, garantindo a lisura nos processos seletivos e a qualidade do ensino oferecido à população de Lagoa Alegre, além de proteger a confiança da população nas instituições públicas.

A Prefeitura de Lagoa Alegre foi procurada pelo Cidadeverde.com, porém não respondeu aos questionamentos.

Comentários