Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), os contribuintes têm a possibilidade de destinar parte do valor devido a fundos públicos como o Fundo Estadual da Pessoa Idosa. Os recursos arrecadados são aplicados em ações, programas, projetos e atividades voltadas ao atendimento e à promoção da qualidade de vida da população idosa, conforme plano de aplicação definido.
Segundo a superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Sasc (Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos), Gilvana Gayoso, essa destinação representa um gesto essencial de cidadania.
“Nós trabalhamos a saúde, cultura, psicologia, bem-estar. É uma doação que faz toda a diferença na vida dessas pessoas”, afirmou.
Como fazer a destinação
Para realizar a destinação ao fundo, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:
- Preencher a declaração normalmente;
- Clicar em “Opção pela Tributação” e escolher “Deduções Legais”;
- Selecionar “Doações Diretamente na Declaração”;
- Escolher o “Tipo de Fundo: Estadual”;
- Indicar a Unidade Federativa e o Fundo Estadual da Pessoa Idosa;
- Preencher o valor desejado;
- Imprimir o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e realizar o pagamento.
Atenção: essa modalidade está disponível apenas para quem opta pelo modelo completo da declaração. Quem utiliza o modelo simplificado não pode realizar a destinação.
A declaração do Imposto de Renda 2025 segue até o dia 30 de maio. Os valores destinados são impostos já devidos pelo contribuinte, ou seja, não representam custos adicionais — apenas uma escolha de onde o imposto será aplicado.
Ao fazer essa destinação, o contribuinte contribui diretamente com projetos sociais locais e ajuda a fortalecer políticas públicas para a população idosa do seu estado.