EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Piauí tem 2.500 vagas em comunidades terapêuticas para tratamento contra uso de drogas
Publicado em 27/06/2024 16:12
Piaui

O Piauí dispõe de 2.500 vagas em 54 comunidades terapêuticas reguladas para tratamento contra o uso de drogas. Segundo dados da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), 32% dos usuários do estado concluem o tratamento, uma média 10% superior à internacional, que é de apenas 20%.

Até amanhã (28), a Cendfol realiza a semana de prevenção ao uso de drogas com o tema “Droga: legal é prevenir”. O evento desenvolve ações planejadas para conscientizar a população sobre os riscos do uso de drogas, além de celebrar o Dia Mundial de Prevenção ao Uso de Drogas, ocorrido nesta quarta-feira (26).

“Hoje, contamos com 12 projetos de prevenção realizados por organizações da sociedade civil, onde são trabalhadas atividades de lazer, culturais e esportivas, porque enxergamos a questão das políticas como um todo. Trabalhamos tanto a prevenção, como o eixo do cuidado, e a reinserção social, oferecendo capacitação profissional e indicação para o mercado de trabalho. Com isso, fechamos o ciclo para tentar reinserir o dependente químico na sociedade”, destacou o diretor de Políticas Públicas da Cendfol, Renato Marques.

Renato Marques explicou ainda como acessar os atendimentos nas CTs: “Basta se dirigir à sede da Cendfol, localizada na Rua Lisandro Nogueira, próximo à Praça do Fripisa. Uma equipe psicossocial faz a triagem e encaminha o paciente para as unidades terapêuticas”, acrescenta. 

Célio Barbosa, presidente nacional das comunidades terapêuticas e cofundador da Fazenda da Paz, destacou que, ao longo dos 30 anos da instituição, cerca de 50 mil famílias foram atendida. Ele ressalta que o Piauí é um exemplo de política pública contra as drogas.

“A Fazenda da Paz, nesses 30 anos aqui em Teresina, conseguiu atender 50 mil famílias. Essas famílias são cadastradas e estamos sempre à disposição. No Piauí, fizemos um diferencial, nunca sozinhos, sempre com as ações, os profissionais e as autoridades do estado. Desde 2010, o Piauí é exemplo para as políticas públicas nacionais”, pontua Célio Barbosa.

Seguindo a programação das atividades, nesta quinta-feira (27) acontece o Seminário Estadual sobre Drogas e palestras educativas nas escolas. Uma caminhada marca o encerramento da semana na sexta-feira (28).

 

Com informações de Gorete Santos (TV Cidade Verde) 

Comentários