EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Piauí poderá ter SAMU universalizado, diz coordenador de Urgência do Ministério da Saúde
Publicado em 06/03/2024 15:40
Piaui

Foto: Bartolomeu Almeida 

 

Ao participar em Teresina do 1º Congresso de Urgência e Emergência do estado do Piauí, Felipe Augusto Reque, coordenador geral de Urgência do Ministério da Saúde, afirmou que uma das prioridades do governo federal é universalizar em todo o país o serviço de urgência e emergência.

“O Piauí vem acumulando algumas experiências bem-sucedidas, principalmente na linha do infarto e AVC. Uma das prioridades do governo federal é a universalização do SAMU no estado. Para isso, estamos incentivando e colocando o governo à disposição para superar esse desafio”, disse.

Para o coordenador do serviço, o grande desafio da universalização do SAMU é o trabalho entre os municípios e como eles vão fazer para dividir os custos na contratação de pessoal preparado para atuar no sistema.

“A gente tem acumulado algumas experiências em estados que já avançaram neste aspecto, e os consórcios têm se mostrado uma ótima proposta, pois é uma instituição pública formada pelos municípios que desejam partilhar o serviço, e essa é uma proposta que tem se mostrado bem-sucedida”, pontuou. 

Segundo Felipe, para a implantação do serviço, o governo trabalha a partir de dados e indicadores.

"O propósito do SAMU é melhorar o tempo resposta, principalmente para situações mais graves. Onde esse item não estiver adequado, é preciso pensar qual a melhor oferta para atender a demanda, e essa é uma tarefa da gestão pensar qual serviço precisa ser melhor estruturado”, garante.

Onze estados do Brasil já têm 100% de cobertura do SAMU. No Piauí, segundo dados do SAMU estadual, o serviço está presente em 98 dos 224 municípios.

Comentários