Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Avalia Mais: 50 mil estudantes da Rede Estadual farão simulado nesta quinta-feira (6)
03/07/2023 19:23 em Novidades

Além de diagnosticar e acompanhar o aprendizado dos estudantes que farão o Saeb 2023, o simulado também serve de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

 

Para chegar às primeiras colocações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) tem intensificado as ações de preparação dos estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nesta quinta-feira (6), 50 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental farão a 1ª edição do Simulado Saeb.

Além de diagnosticar e acompanhar o aprendizado dos estudantes que farão o Saeb 2023, o simulado também serve de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

“O objetivo do simulado e de outras avaliações que estamos implementando na rede é intervir para melhorar e, assim, criar condições para obter os resultados daquilo que desejamos alcançar, que é a qualidade do aprendizado do aluno. O primeiro lugar no Ideb e a aprovação do estudante no vestibular são consequências desse trabalho, que tem como foco o aprendizado do estudante”, destacou o secretário da Educação Washington Bandeira.

Segundo a diretora da Unidade de Currículo, Avaliação e Formação (UCAF) da Seduc, Conceição Andrade, o simulado será composto por 52 questões objetivas, divididas entre os componentes de Língua Portuguesa e Matemática.  “O simulado acontece em todas as unidades de ensino da Rede Pública Estadual e faz parte de um conjunto de ações do projeto Pré-Saeb, dedicado a melhorar o desempenho dos estudantes na prova Saeb, principal indicador Ideb”, explicou.

O 1º simulado Pré-Saeb é uma das ações do Projeto Avalia Mais, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que tem o objetivo de diagnosticar e acompanhar o desempenho dos alunos da Rede Estadual de Ensino, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de modo a subsidiar a reformulação e a implementação de políticas educacionais. Entre os dias 20 e 27 de junho, 138 mil estudantes, do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio (regular e médio integrado), participaram dos testes do projeto nas 640 escolas do Estado.

Preparação para aplicação do Saeb

A Seduc organizou diversas revisões preparatórias nos municípios piauienses levando aulas presenciais de reforço das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática aos estudantes, durante os meses de abril e maio. As revisões Pré-Saeb aconteceram nas gerências regionais que compreendem os municípios de Corrente, Bom Jesus, Uruçuí, Floriano, Paulistana, Regeneração, Fronteiras, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Teresina.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na Rede Pública e em uma amostra da rede privada, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

A aplicação do Saeb 2023 será realizada de 23 de outubro a 10 de novembro, em todas as unidades da Federação

COMENTÁRIOS