PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Em gesto simbólico, novo reitor da UFDPar é empossado por marisqueira do Delta do Parnaíba
04/05/2024 18:48 em Piaui

 

Por Roberto Araujo

A cerimônia de posse do reitor João Paulo Macedo e do vice Vicente Borges na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) aconteceu na noite desta sexta-feira (4) e teve um gesto simbólico: a marisqueira Luzia Santos, que é presidente da Associação das Marisqueiras de Ilha Grande, foi quem levou o capelo, que simboliza a posse do novo reitor. 

A solenidade contou também com a presença do reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alverto, e do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes.

Foto: UFDPar

Em seu discurso, o novo reitor ressaltou o papel da instituição para a reconstrução da educação pública superior. "São apenas seis anos de um futuro que não temos dúvida, é promissor diante de um projeo de longa duração, desafiantes, por certo, em condições de propor alternativas ao desconserto do tempo vivido", disse.

João Paulo Macedo e Vicente Borges assumiram a reitora da instituição em janeiro de 2024 após nomeação no Diário Oficial da União. Eles se tornam, dessa forma, os primeiros reitor e vice para um mandato de quatro anos. Até então, João Paulo era reitor pró-tempore da instituição. A posse em Brasília ocorreu em 24 de abril com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

Foto: UFDPar

O processo de escolha do reitor e do vice-reitor teve início em 2023, seguindo os padrões estabelecidos para as Universidades Federais do Brasil. A consulta pública comunitária, abrangendo discentes, docentes e servidores técnico-administrativos (TAEs), ocorreu em outubro de 2023, resultando na eleição de João Paulo Macedo e do vice-reitor, Vicente Borges, com 40,90% dos votos.

Após a fase da Consulta Pública, o Conselho Universitário da UFDPar (CONSUNI) elegeu os nomes que integraram a lista tríplice enviada para o Ministério da Educação (MEC) e posteriormente ao Presidente da República. Na lista tríplice, o atual reitor recebeu 34 dos 46 votos válidos.

COMENTÁRIOS